quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Natal


Nascer...
Mas uma vez final de ano,
Ao olhar para trás a alegria
De perceber o quanto aprendi,
O quanto sofri e chorei,
O quanto caminhei,
Ora em terras planas,
Ora em terra tortuosa.
Tormentas e bonança.
Mas enfim, cheguei.
Mas um ano cumprido.
Uma vitória alcançada,
Uma batalha perdida.
Descobrir que tudo que vivi
Foi para ascender ao Divino.
Caminho estreito, difícil!
A recompensa?
Viver o Natal plenamente,
Deixar o Cristo viver em mim
E eu Nele.
Deixar que o Amor em toda a sua plenitude
Corrobore com minha existência.
Natal é nascer!
Que Nasça e Viva em mim o Menino Jesus!
É Natal!

Você se conhece

Você se conhece?
Você seria capaz de redigir algo sobre você que listem suas ações diárias minuto a minuto?
Você já se perguntou porque fez isso, ou aquilo?
Você já teve a sensação de não ser você que produziu tamanho transtorno?
Você se sentiu usado?
Abusado?
Ou como se teus pensamentos fossem de outra pessoa?
Me pergunto todos os dias quem está dentro de mim?
Freud falava em 'egos'!
Jesus falou de 'pecado'!
Egos e pecados serão nossos algozes?
Serão 'eles' os responsáveis por nossas lutas?
Lutas diárias que nos assolam, que nos consomem entre o bem e o mal!
Você já parou um minuto do teu dia para avaliar tudo isso?
Pare!
Tente!
Reinvente!
Reescreva a tua história!
Afinal Jesus falou que podemos nos revolucionar, então nada é estático.
A vida é movimento constante e o 'presente' é o 'maior dia' que podemos viver e tudo transformar.
'Presente' o maior que Deus nos pôde conceder!
Pois é no presente que podemos nos observar, ouvir a voz do nosso coração e tornar
nossa mente vazia.
Esvazie sua mente, jogue fora todo o lixo!
E verás a verdade de tudo isso.






Alma Triste

Uma alma triste mata mais que um verme.
Quem é feliz espalha felicidade, aquele que teima na infelicidade, perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida.
O amor é sinônimo de felicidade, e quando amamos sorrimos.
Ao sorrir afastamos a tristeza e nos sentimos em meio a multidão.
Portanto, lute com teus defeitos e liberta tua alma, arranca a tristeza que insiste em te afogar,
em te afastar dos teus ideais, daqueles a quem um dia na tua maior dor te aconchegaras.
Olha a vida!
A vida é muito mais do que isso que vivemos, e a morte é muito mais do que imaginamos.
No momento vivemos na morte obscura da inconsciência;
Vivemos como marionetes comandadas por uma mente pérfida.
Mente que teima em nos afastar da verdade e nos conduzir nos delírios de um mundo onde nada conhecemos e nada produzimos.
Quando a tristeza te torturar sorria, levante os olhos e busca o silêncio da tua mente e no teu coração encontrarás as respostas que tanto procuras.
Não te iludas o mundo que nos é oferecido é vazio e torturante, sua única busca é o TER.
Nos consumimos na tristeza daquilo que não conseguimos possuir
E a dor é dilacerante!
A alma vai sendo cada vez mais rechaçada e mais triste nos tornamos. 
E vamos sendo consumidos pela tristeza.
Porém, tudo se resume a você, volte-se para dentro, interiorize-se.
Ao longo de nossa existência vamos acumulando padrões mentais que nos guiam e conduzem nossa vida.
O melhor que temos a fazer é nos libertar de tais padrões, deixar de ser marionetes e dar vivas a vida!
Não é fácil, bem sei, mas temos que tentar assumir uma atitude mais positiva e firme em nossas decisões.
Liberte-se das amarras que o impedem de seguir confiante e determinado no caminho da retidão do pensar e agir.
Com certeza o maior fracasso de nossas vidas é pensar que não somos capazes, que somos inútil ou que somos fracos, temos que ser fortes e determinados, 'eu consigo'.
Afinal, como disse, só depende de nós, temos que começar, e só existe duas situações em que nada pode ser feito, o ontem e o amanha, portanto hoje é o dia certo para tudo renovar, amar, acreditar, fazer e principalmente VIVER!

sábado, 23 de março de 2013

NATAL!


Nascer...
Mas uma vez final de ano,
Ao olhar para trás a alegria
De perceber o quanto aprendi,
O quanto sofri e chorei,
O quanto caminhei,
Ora em terras planas,
Ora em terra tortuosa.
Tormentas e bonança.
Mas enfim, cheguei.
Mas um ano cumprido.
Uma vitória alcançada,
Uma batalha perdida.
Descobrir que tudo que vivi
Foi para ascender ao Divino.
Caminho estreito, difícil!
A recompensa?
Viver o Natal plenamente,
Deixar o Cristo viver em mim
E eu Nele.
Deixar que o Amor em toda a sua plenitude
Corrobore com minha existência.
Natal é nascer!
Que Nasça e Viva em mim o Menino Jesus!
É Natal!

Palavras

"Quando usamos a linguagem, dependemos da verdade."
Palavras ditas sem consistência machucam e até destroem!
O que mais me chama a atenção nas pessoas é a capacidade que elas têm de dizer “EU TE AMO”, e em nome desse amor julgam, condenam, matam, destroem, maculam a imagem, destroem a psique, tudo em nome do 'amor'.
Mas o amor nunca poderia ser uma ameaça para uma pessoa; antes, sim, uma salvação para os seus piores males, um antídoto contra os venenos que a intoxicam, uma vacina contra as doenças que a afligem.
O amor é plena doação, assim como fez Jesus.
As palavras têm poder, influência, entram na cabeça e no coração das pessoas.
A pessoa antes de usar a palavra para caluniar uma pessoa, poderia usá-las para fazer o bem. Em vez de dedicar tanto tempo e esforço para injuriar a pessoa que está ou esteve tão perto dela, deveria se preocupar consigo mesma, procurar entender porque possui tanto ódio dentro de si, e orar pedindo verdadeiramente a Deus que desintegre dentro dela todo elemento inumano que a faz ser tão má. Eu confesso que não consigo entender o porquê dessa obsessão em tornar infeliz a pessoa que dissemos amar um dia. Eu entendo o amor como um sentimento suave, tranquilo, algo assim que nos faz flutuar e desejar até que seja feliz aquele que um dia compartilhou conosco o mesmo caminho, e que agora resolveu partir em busca do tesouro no final de um arco íris. Esse tal “te amo” que pronunciamos com tanta veemência, tem mais cara de patrão, tipo assim, é minha propriedade, se não for meu destruo, isso é possessão doentia, não é amor.
Quando nos utilizamos da palavra devemos ter a certeza que seja verdadeira, pois sempre há uma causa e um efeito.
As pessoas agem de acordo com sua educação de berço, mas deveriam se utilizar dos estudos angariados na vida acadêmica, na participação religiosa, em grupos de autoconhecimento, para renovar e tirar o que de ruim guardam da infância, para tornar a vida dela e dos outros mais agradáveis.
A vida é uma escada, a cada boa ação produzida para outro ser vivo, subimos um degrau que nos dará a chance de chegar ao topo dela, agora, se perdemos nosso precioso tempo com vulgaridades e com o pensamento ruim, e  aonde está nosso pensamento aí está nosso coração, temos uma grande chance de chegar a lugar nenhum, ou seja, ficarmos estagnados na estrada, sem sequer perceber que o sol brilha para todos, assim como a sombra está para quem merece, o sucesso nós produzimos, a desgraça nos carregamos.
Tomara que algum dia essa pessoa seja capaz de entender e aceitar o verdadeiro amor  em seu coração, pois o amor é universal, temos que primeiro amar o feio, para depois apreciar o belo, só assim entenderemos que uma partida não quer dizer adeus, mas sim vitória, pois nos mostrará a capacidade de entrega absoluta que temos em relação ao outro.
 O verdadeiro mal que ameaça, sim, a humanidade, e que mata milhões, que arruína vidas, que destroem famílias, que condena povos inteiros é a falta de AMOR.
Venho aqui nesta carta de repúdio implorar que aprendamos a AMAR, que mães aprendam a serem mães, que pais aprendam a serem pais, que esposa e esposo saibam serem companheiros, e que todos juntos entendam que o amor se constrói no dia a dia, que é preciso ouvir o silêncio, pois no silêncio há sábias respostas.
Que amor se compartilha!
Na violação se encontra verdadeiramente a falta de amor
Entendam, por favor, que o verdadeiro amor pertence ao coração e não a mente, e que no coração também reside nossa Venerável Mãe que tudo pode, é só pedirmos e ela correrá em nosso auxilio, e intercederá por nós junto ao nosso Pai.
Se você conhece e entende esse amor COMPARTILHA!

                                                                      

Forma de Ser


Dias atrás compartilhei no facebook um comentário que dizia assim:
“No Brasil, menor pode:
 roubar, matar, estuprar, queimar pessoas, se prostituir, formar quadrilha, agredir os pais, agredir os professores, atentar contra o pudor, votar para presidente.
No Brasil menor não pode:
Trabalhar, levar palmadinha, responder pelos próprios crimes.
Acorda Brasil!”
Deveras me pergunto: Por que antigamente tínhamos reis aos 12 anos de idade?
 E hoje os jovens aos 16 anos não podem trabalhar?
Tínhamos líderes, generais de exércitos, combatiam, eram vencedores e vencidos, não importa, lutavam, hoje, tornamos nossos jovens uns inúteis, chegam aos 30 anos sem sequer ter desenvolvido algum trabalho acadêmico com renome. Não formamos mais cientistas, filósofos e políticos em sua plenitude. Formam-se fileiras enormes de marginais.
Onde estão nossos magistrados? Platão? Sócrates? Budas? Jesus? Filósofos revolucionários que mudaram o jeito de pensar da humanidade.
Falta voltar aos bancos de escola disciplinas que nos foram solapadas, tais como a Filosofia.
A forma filosófica de ser pensada a vida, as ações que devemos empreender no nosso dia a dia, desintegrou, materializamos o mundo externo do toma lá dá cá, nossos valores morais estão baseados na filosofia capitalista do “TER” e não do “SER”.
Nossas conquistas se baseiam no egoísmo, na forma literal da palavra “Ter”, justificamos nossas falhas nas falhas alheias, no tempo que dizemos não ter. Tempo este que está se esvaindo muito rapidamente.
Mas...
Ficamos horas aprisionados em frente ao computador, seja na escola, em casa, na lan house, no shopping, respiramos tecnologia, perfil do nosso mundo “desenvolvido”, “globalizado e consciente”.
Consciente?
Habitamos a obscuridade e a solidão, mesmo com os milhões de amigos on line que temos.
Nossos jovens estão perdidos nas drogas devido a sua ausência de interioridade.
Quando me refiro à droga, não me refiro aqui somente a tão conhecida: cocaína, crack e outras. “Droga” a que me refiro é tudo aquilo que nos torna dependentes e fracos, marionetes, comandados por milhões de agregados psíquicos, pensamentos egóicos.
Não temos mais tempo para nós, para o nosso mundo interior, vivemos o aqui e agora. Nossas ações são impulsionadas, vivemos uma consciência figurativa, já não podemos andar livres pelos pastos verdejantes com nossa essência.
Na superfície terrestre o efeito é eficaz, já não podemos caminhar livremente, sem conflitos, sem violência e todo tipo de barbárie.
É...
Estamos chegando ao final de mais uma civilização.
Afinal, quando o “desenvolvimento” chega ao seu ápice temos que recomeçar tudo de novo.
Todavia, você jovem deve entrar em seu domínio, se quiser obter  poder para uma forma de “Ser”.


                                                                                                                            llemzulede

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tempos pós moderno


Nos tempos pós moderno estamos sofrendo uma invasão quase que avassaladora das tecnologias em nossas vidas privada e ou pública. Das pequenas mídias as de grande porte, nas quatro rodas ou em duas asas, da agricultura ao céu, as tecnologias avançam rapidamente
O avanço tecnológico enchem nossos olhos de prazer!
Mas... há ainda uma geração de analfabetos em nosso país e no mundo.
Regiões inteiras que ainda não possuem rede eléctrica, abastecimento de água e esgoto sanitário.
Visão dicotómicas de um mundo que alcança a evolução tecnológica.
Diferenças gigantes da divisão social em que vivem as pessoas.
Como pensar em usar as tecnologias quando ainda não temos o básico em nossas vidas?!
Porém, somos professores, buscamos a inovação em prol de uma aprendizagem eficiente e eficaz.
Como educadores nos preocupamos com a evolução intelectual de nossos educando para que possam usufruir cada vez mais dos processos de transformação com criatividade e capacidade.
Hoje, ao estarmos aqui realizando mais um curso de capacitação nos tornamos alvos da responsabilidade em educar com responsabilidade uma geração pós moderna que visa aperfeiçoar-se para melhor atender suas expectativas de vida e mercado de trabalho. Pois queiramos ou não, nossa educação se reveste de uma ação mercado-lógica, muitas vezes buscada pelos próprios pais dos educando. Isso sem levar em conta a política que atinge os projectos sociais e educacionais de nosso país, de assistencialismo, e de ideologia de massificação.
Bom! Nossa voz no momento, deve se dedicar a falar da evolução tecnológica, claro que uma coisa está intrínseca a outra, contudo, quero acreditar que logo seremos um país não mais emergente e sim “rico”, “tipo socialista”, onde, se divide igualitariamente os investimentos, que a sociedade não terá mais que passar por situações tão degradantes quanto as que assistimos diariamente nos jornais, revistas e documentários. Que milhões de crianças não morrerão todos os anos no mundo por desnutrição e por outras mazelas, esquecidos num mundo de imperfeições.
Que todos poderão literalmente acessar a internet, pois as regiões estarão com as redes de transmissões de energia eléctrica e também de banda larga.
Senão estaremos divulgando um mundo utópico, assim como são utópicos os desejos políticos de distribuição de renda igualitária e um país socialista num mundo capitalista!

Queridos colegas, por um momento veio a minha memória as mazelas por que passa a humanidade e não consegui me conter, pois diante de tanta evolução tecnológica, tantas misérias estão ao alcance de nossos olhos, é incompreensível! Está faltando amor nas relações, as pessoas estão esquecendo o respeito, a amizade o companheirismo, falam de Deus, mais vivem o desamor.
Penso, que nossas crianças, assim como os adultos, estão alheadas ao seu mundo interior, não percebem o quanto de maldade permitem que esteja latente em seus corações. Vivem suas vontades como se só assim pudessem ser felizes. “Felizes” como assim? Que felicidade é essa que permeia o coração da humanidade? Se são capazes de matar aquele que se atravessar em seu caminho ou no mínimo deixar com sequelas para toda uma vida existencial.
Pois é amigos, viajei um pouco num mundo filosófico.
Questões sem respostas. Será?!
Vivamos o presente e o futuro que nos promete muita evolução ao clicar dos dedos, um toque suave em telas de led, ou ainda com um simples olhar. Isso aqui no Brasil é claro! Que recebe dos mundos mais avançados o refugo tecnológico.